Sobre

Se sua dúvida não aparece aqui, fale conosco!

Perguntas Frequentes

Que projeto é esse?

O Balcão da Inclusão Digital Solidária (Projeto Bids) visa prioritariamente reduzir desigualdades sociais pela inclusão digital de estudantes da rede pública que já possuem algum tipo de computador, mas que não podem utilizá-lo em razão de defeito no equipamento. Além disso, o projeto ofertará serviços ao público pagante em geral como forma de divulgar o trabalho dos técnicos. É uma resposta de servidores e estudantes do IFPB aos problemas acentuados pela pandemia de COVID-19 e iniciou com Edital 08/2020 DIPPED-DG/IFPB-JP.

Tem serviço express?

O Projeto Bids só tem serviço express! A ideia do projeto é avaliar o computador e dar uma resposta na hora. Se for solução simples, já sai com ele pronto! Caso contrário, é feito o diagnóstico e reagenda o atendimento para outra sessão. O Projeto Bids não guarda equipamentos do público!

Onde e quando serão os atendimentos?

O Projeto Bids propõe rodadas semanais de atendimento em local divulgado no site do Projeto Bids e nas redes sociais. Para saber dia, horário e local, confira o calendário do projeto

Quem realiza os serviços?

O serviço é realizado por técnicos em manutenção e suporte de computadores selecionados pela supervisão técnica do projeto. Esses técnicos estão comprometidos no atendimento gratuito dos estudantes selecionados e comprometidos na cobrança de preços acessíveis para o público pagante.

Que equipamentos posso levar para atendimento?

Serão atendidos apenas computadores de mesa (desktop) e computadores portáteis (notebook/laptop). Os equipamentos podem ser novos ou antigos, o Projeto Bids fará o diagnóstico e informará viabilidade ou não do conserto.

Quem tem direito à gratuidade?

Tem direito ao serviço gratuito:

*Estudante do IFPB que recebe auxílio da Assistência Estudantil do campus;

*Estudante de qualquer escola de rede pública que mora em território atendido pela CUFA e cuja família se enquadra no perfil socioeconômico de Bolsa Família.

Que favelas estão no projeto?

Aratu, Comunidade do S, Gramame, Jardim América, Lot Boa Vista, Mandacaru, Matinha, Paulo Afonso, Porto do Capim, Roger, Santa Rita, São Gabriel, São Luís, São Rafael, Timbó, Tito Silva.

*Se quiser sugerir mais favelas, fale com a CUFA.

Quem é o público pagante?

O serviços de manutenção de computadores estará acessível também para qualquer pessoa ou empresa que queira pagar pelos serviços ofertados. Confira os serviços e preços. A participação do público pagante é importantíssima para prestigiar os voluntários.

Quanto custa o serviço para o público pagante? Como se faz o pagamento?

O Projeto Bids tem uma tabela de preços atrativa e esse valor será totalmente revertido para o técnico responsável. O pagamento será feito diretamente ao técnico por cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro em espécie. Preferimos que se use cartão por questões de higiene. Confira os serviços e preços.

Como posso apoiar o projeto?

O Projeto Bids aceita apoio das mais diversas formas: peças isoladas, equipamentos completos, local para atendimento, material de higiene, alimentação para a equipe, divulgação etc. Confira a lista de necessidades.

Como fazer uma doação de material? Onde entregar? Para doações materiais haverá um posto na FUNETEC, Bairro dos Estados em João Pessoa (PB). Vale ressaltar que as doações materiais vão além dos equipamentos eletrônicos, pois também precisamos de produtos utilizados na rotina de trabalho (infraestrutura, álcool, pasta térmica, ferramentas, máscaras, luvas, vestimentas etc). Confira a lista de necessidades.

Como fazer uma doação em dinheiro?

As doações em dinheiro serão recebidas através de conta bancária gerenciada em parceria com a Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC), que desde 1997 dá suporte aos projetos de pesquisa, ensino e extensão, em todas as áreas de conhecimento, promovendo o desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

  • Banco do Brasil
  • Agência: 1618-7
  • Conta Corrente: 14.050-3
  • Favorecido: Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC)
  • CNPJ Vinculado: 02.168.943/0001-53

Como surgiu a ideia do projeto?

“O projeto inspirou-se numa situação real: eu estava orientando um Trabalho de Conclusão de Curso e no meio da pandemia descobri que aquele excelente trabalho estava sendo produzido no celular porque o computador da estudante havia se quebrado e a família não estava em condições de consertar. Então viabilizamos o conserto junto com o Coordenação de Manutenção e Suporte em Tecnologia da Informação, e seguimos com a ideia de um projeto mais amplo em parceria com a Central Única das Favelas para tentar atender mais estudantes em situação semelhante.” (Fernando Lordão, Coordenador do Projeto)

Quem serão os voluntários? Qualquer pessoa pode participar como voluntário? Que tipo de conhecimento é necessário?

Inicialmente montamos um quadro de voluntários para atender à demanda estimada. Mas esperamos que o projeto mostre-se realmente útil e nos leve a convidar mais voluntários. Fique ligado em nossas redes sociais para saber das chamadas e critérios para seleção dos voluntários

Se encontrar erros no site, fale com webmaster.bids@ifpb.edu.br